Serviço de telessaúde, criado durante a pandemia, é ampliado pela prefeitura para os cerca de 123 mil moradores da cidade
O serviço de Telessaúde de Barretos (423 km ao norte de São Paulo) superou 36 mil atendimentos desde que foi criado, em 2021, para auxiliar inicialmente pacientes da Covid-19. De lá para cá, o serviço foi expandido e atualmente funciona como uma UBS (Unidade Básica de Saúde) virtual, disponível gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, aos moradores de qualquer ponto da cidade ou da zona rural.
A cada quatro atendimentos realizados pelo Telessaúde, três são resolvidos no próprio serviço. Para tirar dúvidas, receber orientações e renovar receitas, basta ao cidadão enviar um “oi” pelo WhatsApp. Em poucos instantes, um atendente iniciará a triagem e, conforme a necessidade do paciente, irá encaminhá-lo a um enfermeiro ou a um médico para que seja iniciada a consulta por videochamada.
“Se na teleconsulta for constatado que o paciente precisa de uma avaliação mais detalhada, o médico já faz o encaminhamento a um especialista, à avaliação clínica na UBS ou até mesmo à UPA (Unidade de Pronto Atendimento)”, diz o médico coordenador do Telessaúde, Firás El Droubi. “Nossos profissionais têm acesso às agendas, então existe a possibilidade de o paciente, ao concluir a videochamada, já estar com a consulta indicada marcada.”
Para todos
Segundo Erika Fernandes, enfermeira do Telessaúde, a maioria dos pacientes que utilizam o serviço tem entre 20 e 60 anos. “Mas já atendemos desde mãe pedindo orientação sobre recém-nascido até paciente de 90 anos, que o familiar fez a chamada e o próprio idoso conversou com o médico na consulta.” O serviço permite que um parente participe da teleconsulta mesmo estando em outro local.
A prefeita de Barretos, Paula Lemos (DEM), comemora o sucesso da iniciativa. “Trazer inovações e facilitar o acesso da população à saúde sempre foi um dos principais objetivos da atual gestão”, afirma ela, que administra uma cidade com cerca de 123 mil moradores. “Fico feliz que, junto com toda a equipe do Telessaúde, estamos há quase dois anos fazendo a diferença para melhorar a vida das pessoas no dia a dia.”
Vantagens do Telessaúde
- paciente não precisa sair de casa, proporcionando economia de tempo e dinheiro
- teleconsulta não exige agendamento, está disponível em qualquer horário entre 7h e 17h
- atendimento virtual é possível em qualquer lugar onde exista sinal de wi-fi pelo (17) 3612-0003
- paciente não enfrenta filas de espera
- videochamada pode ser acompanhada por um parente que não esteja junto
- retornos em atendimentos virtuais têm alto índice de comparecimento