Qualquer pesquisa surge a partir da necessidade de saber algo. Estamos sempre pesquisando em nosso dia a dia, seja algo simples, como comparar os preços de um produto que queremos comprar, seja algo um pouco mais complexo, como saber a origem de nosso sobrenome pesquisando no Google e em sites, bem como perguntando a familiares sobre o assunto.

Agora, quando se deseja empreender em um segmento, investir dinheiro em algo, é necessário realizar uma pesquisa que traga dados representativos e reais do mercado para que se possa saber os possíveis riscos e também as oportunidades encontradas. Nesse caso, é preciso contratar profissionais experientes, que saibam qual a melhor metodologia e qual a melhor técnica, com quem falar, quais dados levantar, entre outros aspectos.

As pesquisas de mercado são utilizadas para diversos objetivos, sempre com o foco em conversar com um público-alvo ou levantar dados sobre ele, geralmente associado a um produto, marca ou serviço.

Alguns empresários avaliam a pesquisa de mercado como um custo. Contudo, a pesquisa, a médio ou longo prazo, poderá auxiliar a empresa a economizar, uma vez que uma pesquisa de mercado executada com qualidade, sabendo-se exatamente qual objetivo se deseja alcançar, trará informações relevantes que nortearão a tomada de decisão da empresa.

Sabemos que erros e, consequentemente, o retrabalho são algo custoso e, normalmente, ações tomadas pelo “achismo” levam a esses caros deslizes.

Empresas que desejam ser protagonistas em seus segmentos necessitam de informações levantadas e analisadas de modo estratégico para seu negócio, as quais ajudarão na tomada das decisões certas, baseadas em dados concretos.

Pesquisar é preciso!