Com o maior aeroporto do Brasil, município usa aplicativo e Plano Diretor para atrair turistas e movimentar sua economia
Uma porta de entrada e saída do Brasil para o mundo. Assim é visto o GRU Airport, aeroporto internacional em Guarulhos e o maior do País que, entre janeiro e novembro deste ano, recebeu 37,6 milhões de passageiros. O fluxo, inclusive, foi 20,6% maior que o mesmo período de 2022, segundo a concessionária que administra o local.
E se, para muitos, a cidade-sede do aeroporto é só uma parada rumo a conexões ou ida à capital paulista, há também um movimento crescente de pessoas que se hospedam por lá. De acordo com a prefeitura, o município conta com 23 hotéis, que estão constantemente cheios. “Somos uma cidade totalmente aplicada ao turismo. São cerca de 7 mil camas em 3,6 mil unidades habitacionais e uma taxa média de ocupação diária de 80%”, diz o diretor de Turismo de Guarulhos, Ricardo Balcone.
Ele explica que um terço dessa ocupação é motivada pelo aeroporto – passageiros com voos cancelados ou atrasados, pilotos de avião e comissários de bordo. “Também temos o turismo de negócios ou de lazer, que representa outro terço, já que é mais barato se hospedar em Guarulhos do que em São Paulo ou na região do Alto Tietê. E são pessoas que acabam consumindo por aqui.”
Uma novidade que irá impactar a economia do município e a rede hoteleira é a recente inauguração de um complexo de produção da gigante Endemol Shine Brasil. A empresa é responsável por alguns dos principais programas da televisão aberta, como MasterChef Brasil, da Band TV, The Masked Singer Brasil, da Globo e Canta Comigo, da Record TV. “Eles já estão ocupando uma parte expressiva da nossa rede hoteleira, cerca de 15%. A tendência é que esse movimento cresça, tanto que já estamos com três novos hotéis em construção na cidade.”
Opções de passeio
Mais que um local para se hospedar, Guarulhos traz ótimas opções de passeios. Para melhor informar turistas sobre museus, áreas verdes, teatros, igrejas, hotéis e restaurantes, a prefeitura aderiu à plataforma Destinos Inteligentes. O aplicativo conta com mais de 60 cidades parceiras e compila informações como descrição, fotos, tipo de público, horário de funcionamento e contatos. Em um clique, ainda é possível obter direções ao destino via Google Maps.
“A plataforma é dinâmica, com todos os atrativos, infraestrutura e malha hoteleira. Atualizamos ela constantemente com nossos eventos e feiras de artesanato. Outro ponto importante é que ela está disponível em 13 idiomas”, diz Balcone. “Para que o turista chegue ao aplicativo, divulgamos QR Codes nos três terminais do aeroporto, nos hotéis e nos restaurantes cadastrados, além de reforçar sobre este guia digital no material publicitário de eventos organizados pelo município.”
É possível, por exemplo, se informar sobre o parque Bosque Maia, o maior de Guarulhos, ou o lago dos Patos, cercado por opções de lazer, ou ainda a praça IV Centenário, antiga estação de trem e rica em história. Os três pontos turísticos terão a segurança reforçada no início do ano que vem com um novo sistema inteligente de monitoramento.
Os usuários conseguem encontrar passeios preparados para receber pessoas com deficiência, ou que permitem animais de estimação, além de filtrar por áreas de interesse, como negócios, eventos, entretenimento, lazer, gastronomia, cultura, religião e compras. O aplicativo Destinos Inteligentes é gratuito e está disponível para download em smartphones com sistema operacional Android ou iOS.
Para todos
Segundo o diretor de turismo, a plataforma digital integra uma série de ações para conscientizar sobre os atributos da cidade para além do aeroporto internacional. “Em 2018, criamos o Plano Diretor de Turismo para estabelecer diretrizes para o crescimento dessa área. Foram estabelecidas metas de curto, médio e longo prazo, desde a criação de uma estratégia de marketing, com a criação da marca ‘Guarulhos: Todo o mundo passa por aqui’, até a reforma do marco zero turístico, a instalação de sinalizações e a potencialização de eventos. O plano venceu neste ano e será revisado em 2024”, afirma Balcone.
O investimento em turismo busca beneficiar não só quem ocupa a rede hoteleira, mas também quem vive na cidade de Guarulhos. “É importante que os guarulhenses se apoderem da cidade. Visitem nosso zoológico, acompanhem as atrações do Sesc Guarulhos e do Teatro Adamastor, passeiem pelo Bosque Maia. As pessoas falam muito de São Paulo e acabam se esquecendo de Guarulhos, então é importante que fiquemos cada vez mais ligados no que acontece por aqui.”