Vivemos um momento poderoso em relação à construção de marcas, em especial à construção de marcas pessoais.  

Basta dar uma passada pelo Instagram ou LinkedIn e nos deparamos com diversos perfis profissionais e pessoais, divulgando opiniões, hobbies e negócios, produtos, serviços, consultorias, e muito mais.

Vivemos um momento em que todos somos vistos, percebidos e avaliados o tempo todo e por muitas pessoas, em relação aos nossos posicionamentos e atitudes, seja em espaços físicos ou digitais.

Toda facilidade de comunicação e relacionamento trazida pelas redes sociais pode sugerir que essa construção seja simples, bastando a escolha de um tema central, de uma boa identidade visual e frequência nas postagens.

A realidade na construção de marcas, sejam elas pessoais ou de empresas e negócios, é que existe um processo robusto que precisa acontecer bem antes do primeiro post: o autoconhecimento.

É preciso conhecer e entender de forma muito clara quais são os alicerces essenciais da marca, aqueles que refletem e expandem o valor da marca: o Propósito.

Em meus processos de construção de marcas, a minha prioridade é sempre elucidar o propósito da marca. Seja ela uma empresa ou uma pessoa, tudo começa e termina nessa intenção.

Qual é o legado? Qual é a marca que pretende deixar no mundo? Qual é a razão dela existir?

O que seria então, uma marca potente?

Marcas potentes são aquelas que conseguem se destacar no mercado, conquistar a preferência dos consumidores e criar uma relação emocional com seu público-alvo, a partir de valores diferenciados e relevantes, construindo uma relação de confiança e fidelidade ao longo do tempo.

Essa conexão acontece quando o público-alvo reconhece na marca os valores que são valiosos para ele. Nesse momento, ele se percebe representado pela marca.

E é a partir desses valores e intenções que a conexão acontece.

Uma marca de excelência tem um posicionamento claro, uma identidade única e promove ações relevantes.

Essa é a tríade da marca: como ela é, como ela comunica e o que ela faz a partir disso.

Marcas potentes não entregam apenas produtos ou serviços. Marcas potentes entregam valor e relacionamento.

Marcas potentes são como pessoas incríveis. Elas promovem experiências relacionais excelentes. Elas são éticas e coerentes. Elas impactam e transformam o mundo de forma positiva.